Minigrupo IIA do CEI Jd. Tremembé e a atividade “Pintando os troncos”

Com o objetivo de fazer com que as crianças, desde cedo, possam se interagir entre elas e assim saibam como trabalhar em grupo, a professora Maria Aparecida Gonzaga, realizou uma ótima oportunidade de interação.  “A interação com o mundo dos objetos faz com que as crianças utilizem a arte como forma de manifestação”, destacou.

A atividade teve como mote a interação das crianças com o meio ambiente, com o grupo e a manipulação de objetos, possibilitando que elas, ao tocar no pincel e fazer movimentos, possam começar a conhecer e aprimorar a sua coordenação motora.

“E também conhecer novas cores, desenvolver novas formas através da sua imaginação e podendo explorar esta forma de arte, não apenas com o pincel, mas com as mãos também, dessa forma a criança exterioriza seu mundo interno, sua personalidade e seu modo de ver e de sentir as coisas”, frisou a professora.

Atividade

Na área externa a professora propôs uma atividade em que as crianças pintassem os troncos de árvores. Ela colocou alguns materiais e tintas para que as crianças usassem a criatividade.

A coordenadora pedagógica da unidade, Adriana Benites Cortes, explica que a criança tem um espirito exploratório, em que ao brincar e descobrir o mundo natural, ela também aprende. “Este aprendizado se dá de uma forma tão descontraída e prazerosa. A natureza promove equilíbrio interno. É um contato muito produtivo, além disso, aumenta a capacidade cognitiva, e as crianças ficam mais focadas e criativas”, sintetizou.

COMPARTILHAR