Minigrupo e a atividade Brincando com as Letras Móveis

Com o objetivo de observar as reações espontâneas das crianças, a professora Girlaine, do Minigrupo IIA do CEI Jd. Damasceno, realizou a atividade Brincando com as letras móveis. Na Educação Infantil, a criança constrói seus conhecimentos a partir das suas vivências, já que brincadeira é coisa séria. Em um determinado momento, a professora exibiu para a turma as letras móveis, com o objetivo de observar as diversas reações das crianças. Nada foi proposto, a intenção era apenas deixar as crianças manusearem livremente. “O resultado foi surpreendente”, afirmou a professora.

As reações foram espontâneas e variadas. As crianças identificaram as letras iniciais dos seus nomes e aos poucos avançavam no conhecimento com total autonomia, sem a interferência da professora, que seguia como observadora. Dividiram-se em duplas, individual ou em pequenos grupos, explorando o ambiente, focalizando seus nomes nas cadeiras, na chamadinha e até no tapete educativo da sala. “Identificavam também os nomes dos amigos e cada um reproduzia os nomes conforme a sua maneira de entendimento”, contou a professora.

A diversidade do material que é disponibilizado no contexto escolar, contribui no processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a exploração, a investigação e a curiosidade.

COMPARTILHAR