Minigrupo do CEI Jd. Itaguaçu em projeto Faz de Conta

A professora Tábada Dias, do Minigrupo II C do Centro de Educação Infantil Jd. Itaguaçu, trabalhou com as crianças o projeto Faz de Conta e suas Profissões, ocasião em que foram desenvolvidas atividades em que elas confeccionaram brinquedos, como por exemplo, geladeira, fogão, microondas, pia, máquina de lavar roupa, lavatório para o salão de beleza, maleta para consultório médico e o armário para o salão de construtor.

O brincar para as crianças é uma ferramenta de muita importância, já que é no brincar as crianças desenvolvem a atenção, a memória, a autonomia, a capacidade de resolver problemas, de se socializarem, despertam a curiosidade e a imaginação, de maneira prazerosa e como participante ativo do seu processo de aprendizagem.

O faz-de-conta é uma atividade de grande complexidade, que desencadeia o uso da imaginação criadora. E, a partir de suas ações nas brincadeiras, explora as diferentes representações que tem destas situações difíceis, podendo melhor compreendê-las ou reorganizá-las.

Entre observações e intervenções que a professora mediou, ela destaca algumas brincadeiras, como exemplos: as meninas brincando de casinha os meninos de construtor e pintor, entre outras profissões. Surgiram ideias de explorar mais o lado criativo e imaginário de cada criança, oportunizando espaços e materiais que foram confeccionados por eles para a brincadeira ficar mais significativa.

Envolvimento

As mães também participaram mandando potes de xampus e também houve participação da escola, colaborando com materiais não estruturados. As crianças do MGII C distribuíram para os profissionais do CEI um convite, desenhado por eles, para exposição de seu projeto: O faz de conta que acontece/ Profissões.

“Portanto, houve interação e participação das crianças, professoras, mães e a equipe escolar para realizarmos a exposição, com o envolvimento de todos. Foi muito gratificante ver o sucesso da exposição”, destacou a professora.

COMPARTILHAR