A história da Sociedade Beneficente São Camilo (SBSC), mantenedora atual de mais de 50 hospitais, clínicas e plano de saúde distribuídos por todo o território nacional, teve início com o Padre Inocente Radrizzani, em 1923, cuja primeira atitude foi a de criar um serviço assistencial gratuito para as pessoas menos favorecidas do bairro de Vila Pompéia, na cidade de São Paulo. Com campanhas e donativos de pessoas físicas e jurídicas, Radrizzani construiu a Policlínica São Camilo, inaugurada em 1932, que 30 anos depois deu lugar ao atual Hospital e Maternidade São Camilo Pompéia.

Do início até os dias de hoje muita coisa mudou dentro da Sociedade Beneficente São Camilo, inclusive seu Estatuto, que sofreu alterações para melhor atender às suas necessidades. Atualmente, a SBSC abrange os seguintes objetivos:

Estatuto
Prestar assistência à saúde e a quantos buscarem seus serviços, sem distinção de nacionalidade, raça, credo, opinião política ou qualquer outra condição;

Desenvolver atividades educacionais na área religiosa e da saúde, podendo, para tanto, fundar e manter escolas, faculdades e outros cursos e franqueá-los a quem de direito os procurar;

Elaborar e editar material didático relacionado com suas finalidades estatutárias;

Prestar serviços de assistência social ao menor por meio de creches e maternais. Em sua continuidade como mantenedora, a SBSC agregou clínicas, hospitais, centros de saúde. Edificou vários pavilhões que abrigaram não só a assistência à saúde como também o aperfeiçoamento de seus colaboradores. Recebeu hospitais em comodato e como doações.
PROVÍNCIA CAMILIANA BRASILEIRA

A Província Camiliana Brasileira possui sede em São Paulo desde a sua instalação no Brasil, em setembro de 1922. Através de suas entidades, desenvolve atividades hospitalares, sociais, pastorais e educacionais. Nas Atividades Hospitalares, são 41 hospitais nas diversas regiões do país, prestando assistência médico-hospitalar aos usuários do Sistema Único de Saúde, convênios e particulares, 4 clínicas e 1 plano de saúde.

Com relação às Atividades Educacionais, a Província Camiliana possui 24 instituições de ensino em todo o país, do infantil ao superior, oferecendo atendimento a pessoas carentes, disponibilizando estrutura e profissionais a serviço do social.

Em síntese, a missão da SBSC é testemunhar e encarnar no mundo da saúde, da doença e da pobreza, a ação salvífica, misericordiosa, criativa e salutar de Cristo. Em nosso país, a ordem é representada pela Província Camiliana Brasileira, que imbuída nos ideais de São Camilo de Léllis, mantém as seguintes entidades:

Associação Beneficente Nossa Senhora Aparecida
Sociedade Beneficente São Camilo
Beneficência Camiliana do Sul
Cruzada Bandeirante São Camilo Assistência Médico-Social
Instituto Brasileiro de Controle do Câncer – IBCC
Bandeira Paulista contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares
Beneficência Camiliana
Fundação Nossa Senhora do Ó
Obra Assistencial Nossa Senhora do Ó

Endereço
Avenida Pompéia, 888 – Vila Pompéia
São Paulo/SP – CEP 05022-000
Fone: (55 11) 3675-0035
Fax: (55 11) 3673-2379
www.saocamilosocial.com
E-mail:
coordenadoriasocial@saocamilosede.org.br