Desafio do Brincar no Minigrupo IIC do CEI Jd. Tremembé

Com o objetivo de desenvolver a inteligência das crianças, dando oportunidades para que elas explorem suas habilidades criativas que tenham relação com aprendizagens já consolidadas, aconteceu no Minigrupo II do CEI Jd. Tremembé uma brincadeira na área externa chamada “O Desafio do Brincar”.

Foram utilizados materiais não estruturados, inseridos na rotina do CEI a fim de potencializar as experiências das crianças durante o processo criativo. Nas brincadeiras ao se depararem com esse tipo de material, as crianças necessitam de encorajamento e tempo para pensar, explorar, criar e desenvolver habilidades que darão sentido à brincadeira.

Na atividade na área externa, as crianças exploravam os brinquedos proporcionando um mundo de fantasia, imaginação e criatividade. Enquanto elas ficam engajadas na exploração dos materiais, o educador tem o papel de realizar intervenções que instigue o pensamento infantil e favoreça a ampliação de possibilidades.

Dessa forma, as crianças criam novas habilidades e as usam em suas criações e também na interação com outros amigos, ajudando-os na solução de problemas enquanto manipulam os materiais. “Em suas brincadeiras, as crianças, na maioria das vezes, não fazem representações idênticas às reais, porém o trabalho é valorizado, levando em consideração que cada um tem um ponto de vista e estilo próprio, que nos ajuda a enxergar o mundo de forma diferente”, ressaltou a coordenadora pedagógica, Adriana Benites Cortes.

 

COMPARTILHAR