Contação de história com fantoches

Os fantoches são elementos fundamentais para auxiliar na contação de história, especialmente na fase entre os dois e três anos, quando para as crianças tudo tem vida e tudo é real, aprendem brincando nas brincadeiras e fazem de conta usando a imaginação.

Nesta atividade no CEI Vila Maria, a professora Danielle do Nascimento Lima, do Minigrupo I D, propôs um espaço aconchegante, onde foi montado um pequeno palco para apresentação dos personagens. O tema das histórias dramatizadas foi relacionado com afeto, amizade, carinho e confiança. “Sendo assim o objetivo foi promover a interação e socialização do grupo neste início de semestre”, explicou a professora.

No decorrer da atividade os fantoches foram utilizados de forma lúdica e divertida. Além de desenvolver a criatividade, fantasia, imaginação, a atividade estimulou a linguagem oral das crianças. “No momento da contação podemos ver o interesse, atenção e a expressão de felicidades no rosto das crianças”, contou a professora. As crianças interagiram junto aos personagens e ao final pegaram os fantoches e recontaram as histórias, cada um do seu modo.

COMPARTILHAR