CEI Vila Maria

SOBRE A UNIDADE

A unidade  escolar possui um trabalho de organização para construção de um trabalho pedagógico que considere a criança na sua totalidade. A participação da família é de extrema importância e, é por meio dessa, que se determina parte do processo de aprendizagem. A comunidade está presente na escola em reuniões de pais, Indicadores de Qualidade na Educação Infantil, e palestras realizadas tanto pela escola, quanto pela entidade São Camilo.

É  dessa forma que os 31 funcionários do CEI trabalham diariamente para construção de um currículo integrador que reconheça as crianças e bebês como sujeitos de direitos, autônomos e construtores de histórias e culturas. O CEI conta ainda com o apoio do posto de saúde local em projeto desenvolvido pelo PSF (Programa de saúde da família), onde são realizadas visitas mensais com enfermeiros, dentistas e psicólogos.

Com 190 criança de 0 a 3 anos a unidade realiza diferentes projetos sobre inclusão  social, racial e de gêneros, onde temos a integração escola/família. Um dos projetos realizados pela unidade é o “Caderno Viajante” , em que os pais escrevem a história desde o nascimento de seus filhos para que esta seja trabalhada em sala de aula, de forma que os pequenos aprendam a respeitar diferentes culturas.

Ainda no CEI, sempre é realizado junto à comunidade um trabalho de orientação para melhor depósito do lixo proveniente da reciclagem de roupas, atividade forte na comunidade. Como alguns moradores jogavam os restos de pano nas ruas e próximo ao equipamento, a direção do Vila Maria conscientizou a comunidade e hoje esse problema faz parte do passado. O CEI contou com o apoio da Prefeitura de São Paulo, que disponibilizou caçambas de lixo.

A Sociedade Beneficente São Camilo – CEI Vila Maria, mantém convênio com a Prefeitura de São Paulo.

Na unidade são realizadas reuniões mensais com os pais e/ou responsáveis, que são orientados sobre a rotina de atendimento na unidade, a organização, as portarias e suas alterações, quando acontecem. Aos pais é informado tudo sobre o desenvolvimento dos filhos. Na parte estrutural, o CEI sempre realiza pintura e manutenção de todas as salas, ajustes na cozinha, dando mais agilidade na produção dos alimentos e oferecendo uma melhor condição de trabalho para as cozinheiras.
A Sociedade Beneficente São Camilo – CEI Vila Maria mantém convênio com a Prefeitura de São Paulo.

CEI Vila Maria

Diretora da unidade: Luciana Paula Magalhães
Rua dos Condoreiros, 400 – Vila Maria
Contato: (11) 2636.4400
email: crechevilamaria@terra.com.br

NOTÍCIAS DA UNIDADE

COMPARTILHAR