CEI Teotônio Vilela II trabalha projeto Os Cinco Sentidos

Visando a importância e a necessidade de as crianças conhecerem e reconhecerem os sons, imagens, cheiros, sabores e sensações por meio dos sentidos, as professoras do CEI Teotônio Vilela II, Edna Neves e Elizabete Tavares, da turma do Minigrupo IB, trabalham o projeto “Os Cinco Sentidos”.

Esse projeto tem como objetivo conhecer a si e o próprio corpo, estimulando o desenvolvimento psicomotor, emocional, social e cognitivo. “Perceber que os nossos sentidos funcionam o tempo todo fazendo experimentações, observações, estimulando a sensibilidade e percepção do ambiente que nos rodeia”, destacaram as professoras.

 

Atividade

Sempre que as crianças vão ao parque elas acabam tendo contato com diversos bichinhos que vivem na natureza e um desses foi a “abelha”. As crianças começaram a questionar com perguntas que elas mesmas não conseguiam responder. “Então a partir dessas observações as professoras trouxe essa atividade”, explicou Luciana Silva, coordenadora pedagógica do CEI.

No primeiro momento foi feita uma roda de conversa, onde as professoras recitaram o poema de Vinicius de Morais, “As Abelhas”. Em seguida foi explicado para as crianças que as abelhas são insetos voadores e pequenos no tamanho, porém de uma importância gigante para toda a vida na Terra. Em seguida foram colocadas mesas na área externa da unidade e sobre as mesas, tinta guache, pincéis, e vários rolinhos de papel higiênico, ocasião em que as crianças fizeram a pintura dos rolinhos usando a cor amarela.

“O CEI tem a preocupação de proporcionar vivências que contribuem para o desenvolvimento integral da criança, por isso é indispensável incentivar a criança por meio do faz de conta e atividades lúdicas”, pontuou a coordenadora pedagógica.

COMPARTILHAR