CEI Teotônio Vilela II destaca importância da família na escola

As unidades educacionais e as famílias são importantes parceiras no desenvolvimento de ações que oportunizam vivências para que a criança possa aprimorar cada vez mais a sua aprendizagem. No último sábado (23/09), aconteceu no Centro de Educação Infantil Teotônio Vilela II, uma “Ação com as Famílias”. Esse encontro teve como objetivo estreitar as relações entre CEI e as famílias, envolvê-las nos projetos realizados no CEI, bem como propor momentos de descontração e interação entre pais crianças e familiares.

“A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisas, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.” (BRASIL, 1996).

Atividade

No decorrer da semana anterior enviamos aos pais um pedaço de tecido com a intenção de que a criança – junto com os seus familiares – pudessem expressar-se como quisessem. Após essa produção deveriam devolver o material com data marcada, para usarmos na atividade proposta, construir uma “Colcha”.

As famílias foram recepcionadas no refeitório, onde foi oferecido um “Café da Manhã”. Em seguida teve a história “A Colcha de Retalhos”, de Conciel Corrêa da Silva e Nye Ribeiro Silva. Essa história narra a relação de um menino chamado Felipe com a sua avó, um livro que fala de saudade, aprendizado e de amor. Essa história relata ainda as vivências entre as famílias.

Proposta

Os participantes realmente expressaram-se não só através da confecção proposta inicialmente, más também através de palavras, gestos e emoções. Os pais que não participaram da confecção da Colcha ficaram brincando no parque com os seus filhos, que apresentaram o CEI a eles, apropriando do seu espaço prazeroso, desenvolvedor e afetuoso.

Os participantes também puderam se conhecer melhor, trocaram experiências, compartilharam materiais e ideias.

COMPARTILHAR