CEI Maria Natividade inicia projeto Brincando com Arte

Considerando que a arte está presente no cotidiano infantil, sendo por meio dela que as crianças se expressam, têm suas próprias impressões, ideias e interpretações, a professora Hosana, do Minigrupo IIA do Centro de Educação Infantil Maria Natividade Machado, iniciou o projeto Brincando com Arte, no qual trabalha as obras do artista plástico Ivan Cruz.

A proposta do projeto é realizar um trabalho totalmente focado na arte, e de maneira prazerosa. Para alcançar o objetivo desejado as atividades foram diversificadas para que as crianças pudesse se desenvolver e aprender através de vivências significativas por meio do lúdico.

Em um primeiro momento, foi feita uma introdução ao projeto, utilizando diversas obras de arte. Estas foram organizadas no centro da roda para que as crianças observassem e manuseassem as mesmas. Nesse momento, foram feitas muitas perguntas para as crianças: o que vocês estão vendo?, e logo respondiam: “é pintura”.

Em seguida, a professora Hosana explicou para a turminha sobre as obras que elas apreciavam, dando ênfase ao artista plástico Ivan Cruz, que expressa através de pinturas as brincadeiras que vivenciou em seus momentos de infância.

Obras

Foi muito interessante a postura do aluno Miguel, de quatro anos. Ele olhou para uma das obras que estava exposta, observou por um longo tempo, depois perguntou: “professora isso também é obra de arte?”.  Ele fez alusão a um quadro que apareciam várias pessoas de etnias diferentes. “Foi um momento rico e significativo. As crianças puderam apreciar, explorar e compartilhar com os colegas um pouco do que viam na atividade proposta”, informou a professora.

No complemento da atividade, a professora Hosana apresentou para as crianças a obra aviãozinho de papel, também do artista plástico Ivan Cruz. Em seguida foi realizado com a turminha a confecção do avião de papel e a vivência da mesma. O interessante desse momento foi a animação das crianças ao distribuir as folhas de papel colorido, para que fizessem o avião.

Todos ficaram atentos no passo a passo da explicação para a produção do mesmo. A empolgação foi tanta que algumas crianças ajudavam as outras, antes de finalizar a atividade para brincarem no parque. “A solidariedade entre eles no decorre dessa atividade foi gritante e  empolgante; e claro, uma lição de vida para nós profissionais da educação”, contou a diretora da unidade, Érica Fabrine.

COMPARTILHAR