CEI Jd. Itaguaçu realiza desfralde de crianças no Berçário

Com o objetivo de proporcionar à criança um momento divertido e de aprendizado na retirada das fraldas de forma natural e sem traumas, as professoras Ailza Teixeira e Sandréia Laurêncio, realizaram a atividade “Tchau Fraldinha”. Segundo as professoras, o desfralde é uma fase muito importante na vida das crianças, sendo uma etapa delicada que precisa acontecer de forma lúdica, segura e prazerosa. “É de fundamental importância respeitar o tempo de cada criança”, destacaram. Por isso, as professoras do Berçário II desenvolveram atividades para incentivar as crianças neste processo do desfralde.

Em roda de conversa, as professoras fizeram uma simulação da retirada da fralda com as bonecas e com peniquinho confeccionado com papel cartão. As crianças foram convidadas pelas professoras à tirar as fraldas de suas bonecas e colocá-las no peniquinho para que elas pudessem fazer “xixi”. Em seguida, foi confeccionado um cartaz, em que cada criança que está no processo do desfralde, pudesse colocar a sua fralda e se despedirem com um “Tchau tchau fraldinha”.

As crianças demonstraram muito entusiasmo e ficaram muito encantadas com a ideia de colocar as bonecas para fazerem “xixi” no peniquinho. Foi gratificante para as professoras observar suas crianças e ver como elas conseguiram assimilar bem a atividade.

COMPARTILHAR