CEI Jd. Itaguaçu e a atividade Salada de Frutas

As professoras Josefa Gomes e Tabada Dias, da turma do Minigrupo I A/B, organizaram a atividade Salada de Frutas, com o objetivo de estimular as crianças a conhecerem as frutas e sua importância na vida delas. “Propiciar o contato com as diferentes texturas e sabores”, constataram as professoras.       Elas observaram que durante as refeições as crianças não demonstravam interesse pelas frutas oferecidas na sobremesa, muitas vezes recusando-as. Com isso, planejaram uma sequência de atividades que incentivassem as crianças a experimentarem e conhecerem novas frutas, para que descubram a importância delas na alimentação e seus benefícios para o nosso corpo.

Desenvolvimento:

No refeitório da unidade, as professoras proporcionaram um momento prazeroso ao confeccionarem junto com as crianças uma deliciosa salada de frutas. Elas apresentaram as frutas (melão, banana, mamão, morango e maçã) para que as crianças pudessem sentir o cheiro e as texturas de cada uma, explicando a importância delas.

Em seguida, as professoras descascaram, cortaram as frutas em pedaços e as crianças puderam participar do preparo ao misturar as frutas e ao experimentar.

“Notamos que até as crianças que recusavam a sobremesa adoraram este momento, demonstrando interesse experimentando a salada de frutas. Todos participaram com entusiasmo”, relataram as professoras.

COMPARTILHAR