CEI Jd. Arpoador finaliza Projeto Família

As professoras do Centro de Educação Infantil Jd. Arpoador, finalizaram na última semana o Projeto Família, desenvolvido ao longo de todo o primeiro semestre de 2017. O projeto foi elaborado com uma oficina para os pais e responsáveis dos alunos, que construíram uma Boneca de Pano Abayomi, que trata-se de uma boneca que era feita pelas mães africanas, para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens dos navios de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil.

Conta a tradição, que as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles, criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’.

Este projeto teve o objetivo de unir a Escola e a Família, fazendo com que os pais venham a participar e conhecer não só o ambiente escolar que seus filhos estão inseridos, mas também o trabalho de qualidade que é dado a eles.

“Família e escola na verdade devem formar uma equipe que trabalhe com base na colaboração e compartilhamento. Agindo em parceria, desenvolvendo ações sinérgicas que sejam verdadeiramente capazes de melhorar o rendimento das crianças no processo de ensino-aprendizagem na escola”, destacou a coordenadora pedagógica, Liliane Bolis Costa.

 

COMPARTILHAR