Brinquedos e brincadeiras envolvem bebês e crianças.

As crianças do Berçário II A/B/C do Centro de Educação Infantil Inácio de Lima Oliveira participaram de uma atividade motivadora, em que vivenciaram novas situações na unidade. Com experiências pré-adquiridas, exploraram e vivenciaram o ambiente, ampliando o conhecimento a partir da interação com o mundo em que vivem.

Segundo Goldschmied e Jackson, 2007 p.114, a criança é construtora do seu conhecimento através das relações e interações com o meio. “Sabemos ainda que as crianças estão em constante crescimento e desenvolvem-se ao responder informações recebidas pelos cinco sentidos do corpo”, destaca Jossineide Costa, coordenadora pedagógica da unidade.

Momentos

Proporcionar as crianças momentos desafiadores e motivadores é de fundamental importância. No CEI, a professora observa e documenta os processos de aprendizagens, reorganizando os espaços com experiências em pequenos grupos e materiais que estimulam as crianças a transformar, criar variadas experiências de imaginar, construindo possibilidades de novas aprendizagens e descobertas.

De acordo com Loris Malaguzzi os jogos heurísticos desenvolvem competências em todas as áreas dos conhecimentos, lógico-matemático, conhecimento de mundo, formação social e pessoal entre todos os eixos, pois permite que a criança explore e amplie seus conhecimentos através desses brinquedos e brincadeiras.

 

COMPARTILHAR