Brincadeiras com materiais não estruturados e a importância da reciclagem

Com o objetivo de estimular e conscientizar as crianças e a comunidade sobre a importância da reciclagem, aconteceu no Centro de Educação Jd. Damasceno uma atividade com materiais não estruturados que serviu também para a construção de brinquedos. Com orientação da coordenadora pedagógica, Priscila Ferracini, a atividade mostrou como reciclar pode ser divertido.  As crianças, com ajuda das professoras, criaram brinquedos utilizando móbiles de cds, garrafa pet, tampas de garrafas, potes de Yakult, telefone sem fio com conduite, bonecos de pote de danone, tambores de latas e paredes de panelas. Os reciclados foram pintados e confeccionados pelas crianças e professoras.

A atividade serviu para demonstrar, por meio de brinquedos já prontos, a possibilidade de trabalhar a ludicidade. As professoras reciclaram alguns objetos contidos em suas residências e também na escola. E com a ajuda das crianças, montaram brinquedos sonoros fantásticos para expor no parque.

Na orientação pedagógica mensal uma das professoras teve a ideia de pedir a colaboração, para que as suas colegas de trabalho se colocassem no lugar das crianças para sentir como é construir um brinquedo com esses materiais. E o resultado foi o que ela esperava, com todas brincando e se divertindo muito.

COMPARTILHAR