Atividade “Entre Sombras e Luzes” no CEI Inácio de Lima Oliveira

A professora Bianca Moreno, do Centro de Educação Infantil Inácio de Lima e Oliveira desenvolveu com a turma do Mini Grupo II uma atividade chamada “Entre Sombras e Luzes”. Nela, as crianças puderam observar e explorar algumas figuras de animais aquáticos, através da utilização do recurso do retroprojetor. A proposta surgiu diante do Projeto da turma, chamado “Terra, planeta água”. A professora afirma que as crianças ficaram encantadas com o aparelho, através do jogo de luzes e as sombras produzidas por ele.

“A escola deve ser espaço de descoberta, onde a criança deve construir e reconstruir sua noção de mundo. Isto significa que, utilizar recursos diversificados, enriquece o trabalho pedagógico, através de relações positivas e desafiadoras, fantasias e encantamentos”, destacou Jossineide Costa, coordenadora pedagógica da Unidade.

Luz

“As crianças já se mostraram curiosas ao apagarmos as Luzes. Quando ligamos o retroprojetor e transmitimos as imagens para as paredes, o fascínio era claro entre todos, querendo entender como a imagem poderia passar de um lugar para o outro. Deixei que explorassem e observassem, e logo descobriram que, ao colocar suas mãozinhas e dedinhos no aparelho, também produziriam sua sombra. Esse momento foi de extrema importância para a turma, realizaram suas descobertas e por fim, dialogaram entre eles sobre todas suas conclusões”, resumiu a professora Bianca Moreno.

COMPARTILHAR